Moraes obriga vítimas a sair do país
A perseguição implacável a quem critica ou se opõe às medidas ilegais e inconstitucionais do STF continua forte no Brasil. Desta vez, os humoristas Paulo Souza e Bismark Fugazza, do Canal Hipócritas, tiverma que sair do país para evitar ser presos por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
A informação foi obtida com exclusividade pela Revista Oeste. “Há dez dias, recebemos uma informação de uma fonte muito quente de que os nossos nomes estariam na lista de um mandado de prisão”, revelou Souza, que acrescentou o jornalista Oswaldo Eustáquio na lista de Moraes.
Segundo Fugazza, Moraes está agindo de maneira inconstitucional. “Ele dá o mandado na mão da polícia, e ela prende. Somente depois a polícia coloca no sistema que a pessoa foi presa. Por isso, não sabemos se realmente existe esse mandado de prisão".
"Mas, como foi uma fonte em que confiamos muito que nos deu essa informação, resolvemos sair do país. Entendemos que as nossas vozes caladas não adiantariam de nada.” Nesta semana, Moraes determinou a prisão de Eustáquio e Fugazza, segundo revelou reportagem do jornal Folha de S.Paulo.
Como em outras prisões determinadas por Moraes, nem os advogados nem as vítimas sabem do que são acusados. Mas a suspeita é de retaliação porque, na semana passada, Bismark, Souza e Eustáquio denunciaram o ministro à Corte Interamericana de Direitos Humanos.
Eles acusam Alexandre de Mores de "violar os direitos de liberdade de expressão com várias prisões temporárias decretadas ilegalmente”. Eles ainda denunciaram as multas desproporcionais aplicadas aos brasileiros sem que seja seguido o devido processo legal.
Os três dizem que Moraes age em proveito próprio, devido às ligações de sua mulher, que é sócia do ex-deputado Gabriel Chalita, homem de confiança do presidente eleito Luiz Silva. “O ministro age ilegalmente, fora de suas atribuições e limites. Não pode perseguir o cidadão comum por sua opinião, e não possui competência legal de fazê-lo", resumem. Com Oeste.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
