Metade dos roubos não é notificada

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do último trimestre de 2021 mostram que grande parte dos roubos e furtos não chega ao conhecimento das autoridades. Segundo o IBGE, em apenas 44,8% dos casos de furto na rua, no período de um ano, as vítimas relataram ter procurado a polícia.

Mesmo entre essas pessoas, nem todas registraram a ocorrência. Daqueles que procuraram ajuda da autoridade policial, 11,2% decidiram não fazer o registro formal na delegacia. Nos casos de roubo, 57,9% das vítimas assaltadas na rua não procuraram ajuda da polícia.

O mesmo aconteceu com 57,1% daquelas que foram roubadas dentro de casa e 52,4% das que foram forçadas a entregar sua bicicleta ao assaltante. Assim como no caso do furto, até entre aquelas que procuraram ajuda policial, nem todas fizeram o registro de ocorrência na delegacia.

Entre os motivos para não procurar a polícia nos casos de roubo, entrevistados pela Pnad destacaram que não acreditavam na polícia (26,9%), recorreram a terceiros ou resolveram sozinhos (24,3%), havia falta de provas (15,2%) e tinham medo de represália (12,8%). Com Abr

23:16  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm