Jequié, Ubaitaba e Ipiaú são alagadas
A chuva forte e o aumento da liberação de água na Usina da Pedra, feito pela Chesf, resultou no alagamento de Jequié, Ipiaú e Ubaitaba. Ela passou de 100 metros cúbicos por segundos na sexta para 2 mil metros cúbicos no domingo. A Chesf justificou esse aumento brutal dizendo que o reservatório estava 84,9% cheio no sábado.
Em Jequié, o Rio Jequiezinho transbordou e, segundo a prefeitura, atingiu todo o centro da cidade. Algumas avenidas foram interditadas, mas não há informações sobre desabrigados. Já em Ubaitaba, o Rio de Contas invadiu todos os imóveis próximos da margem.
A Prefeitura montou abrigos nos colégios para atender as famílias que foram retiradas de casa nesta região. O socorro aos moradores começou no sábado e foi acelerado no domingo. As duas prefeituras criticaram a Chesf por aumentar a vazão da usina em um volume gigantesco.
A Companhia Hidrelétrica do São Francisco explicou que era impossível manter a vazão normal com o reservatório próximo de transbordar. No sábado ele estava 84,9% cheio, mas na noite de domingo, chegou a 93,9%. A água está chegando nele numa velocidade de 2.900 metros cúbicos por segundo e saindo a 2.300.
Porém a Chesf detectou uma diminuição das chuvas e da chegada de água ao reservatório. Por isso, a tendência é de estabilização do nível. Assim, não será preciso aumentar ainda mais a vazão, que no momento está em 2.400 metros cúbicos por segundo, taxa que deve manter as cidades alagadas.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
