Ilhéus recolhe baronesas das praias

Sempre que chove muito no sul da Bahia o Rio Cachoeira fica tomado por baronesas, plantas difíceis de retirar por causa de suas raízes. E sempre que isso acontece, elas vão desaguar nas praias de Ilhéus. Nesta semana, a Prefeitura de Itabuna fez a remoção de boa parte das baronesas.

Elas seguiram para as praias ilheenses, onde a Secretaria de Serviços Urbanos começou a retirada das baronesas acumuladas na areia das praias do Cristo, Avenida, do Sul e Cururupe. Segundo João Aquino, titular da Secsurb, as "a remoção acontecerá de forma responsável, respeitando a biodiversidade marinha".

O município precisa reduzir a quantidade de baronesas nas praias antes que elas apodreçam ou finquem suas raízes na areia. Em outros anos, a demora em retirar as plantas atrapalhou a alta temporada do turismo local. Esta remoção é difícil, porque é manual, com pouca ajuda de máquinas.

Além das baronesas, as equipes de limpeza estão catando lixo de plástico, metal, madeira, isopor e outros que são jogados na areia por banhistas mal educados. “Intensificamos o trabalho, mas é importante lembrar que a população também precisa colaborar, evitando jogar lixo na faixa de areia e nas vias”, diz Aquino.

Conforme a Secsurb, os servidores estão de prontidão para monitorar a situação. A secretaria de Meio Ambiente informa que a baronesa, em geral, é benéfica, pois auxilia na purificação da água, já que absorvem a poluição do rio. Mas também abrigam animais peçonhentos e podem se multiplicar muito rápido.

18:43  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm