IBGE tem dificuldades com Censo na BA

O IBGE já conseguiu visitar 91% da população de Itabuna para coletar os dados do Censo 2022. Agora ele se junta à Prefeitura para alertar os itabunenses que ainda não receberam os recenseadores porque não quiseram ou não estavam no domicílio. O comunicado foi acertado nesta quinta-feira, na sede do IBGE.

Os técnicos destacaram o impacto dessa recusa de parte da população, que pode afetar até as verbas que a cidade recebe do governo federal para áreas como saúde e educação, além do Fundo de Participação dos Municípios. Tudo isso é baseado no tamanho da população.

O Censo foi iniciado em 1º de agosto e a previsão é de que somente seja concluído no final de janeiro. De acordo com o IBGE, as principais dificuldades dos recenseadores estão relacionadas às recusas, seguida de ausência dos moradores, dificuldade de acesso e segurança.

Segundo o Coordenador Censitário Marcos Breno, a maioria das recusas acontecem em imóveis de luxo, no centro. “Esse é um trabalho que refletirá diretamente na elaboração de políticas públicas e nos investimentos futuros da cidade. Por isso, a participação de cada morador é muito importante”, argumenta.

Marcos Breno informa que, a partir de janeiro, o telefone de serviço 137 será colocado à disposição da população que ainda não participou do Censo 2022. Todos poderão entrar em contato com a Central de Atendimento do IBGE para responder ao Censo 2022.

O secretário de Esportes e Lazer, Alcântara Pellegrini, que representou o prefeito Augusto Castro, avalia com preocupação o cenário de recusas de algumas pessoas em receber os recenseadores. “Sabemos que ainda serão apresentados os dados finais, mas infelizmente o que foi apresentado nos preocupa”.

“Já temos 91% da cidade recenseada e nos foi apresentada uma dificuldade muito grande em colher os dados, principalmente em alguns locais. Não deveríamos estar passando por isso, porque são pessoas bem informadas que têm conhecimento da importância desses dados para o serviço público”, completa.

21:06  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm