Greve dos pilotos prejudica viajantes

Pilotos e comissários de voo entraram nesta terça no segundo dia de greve da categoria. Entre 6h e 8h as operações voltaram a ficar suspensas nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza.

De acordo com a Infraero, o Aeroporto Santos Dumont, na região central do Rio de Janeiro, registrou 11 atrasos e cinco cancelamentos. Embora o funcionamento tenha sido normalizado pela manhã, há filas nos balcões das companhias aéreas para acomodar os passageiros em outros voos.

Alguns precisam fazer conexões para outros aeroportos incluídos na suspensão de duas horas nas atividades. Já no RioGaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, não houve atrasos e nem cancelamentos por causa da greve dos aeronautas, segundo a assessoria de imprensa.

O administrador Ivan Rossatto saiu de Milão para o Brasil na segunda à noite e, desde então, teve atrasos sucessivos e cancelamentos. Na manhã desta terça, ele aguardava no Aeroporto de Congonhas um voo para Navegantes, em Santa Catarina. A previsão era de sair às 13h30 para o destino final de Rossato.

“Saí de da Itália e tive vários voos cancelados. Fui até Munique, de lá para Frankfurt, depois Guarulhos, aí minha passagem estava marcada aqui para Congonhas. Eu cheguei aqui e estavam dizendo que era Guarulhos e estou nessa. Mas eu já disse: daqui eu não saio mais e vocês vão dar jeito de me embarcar em um avião daqui".

O voo para Santa Catarina estava marcado para 9h35 e foi alterado para 13h30. “Estou há um dia assim, super cansado e esperando. Mas, se é ao contrário, por exemplo, se é a gente que chega 10 minutos atrasado, perde o voo. Agora eles fazem o que querem. Tinha um voo que saía às 9h35, não quiseram me colocar nele".

A Fundação Procon-SP esclarece que, mesmo não sendo causadora dos transtornos, é dever da companhia aérea ou da agência de viagem prestar toda assistência para minimizar transtornos. A entidade recomenda que, antes de ir ao aeroporto, o viajante entre em contato com a companhia aérea para verificar a situação do voo.

Segundo o Procon, em caso de atraso ou cancelamento, o passageiro tem direito a informação prévia quanto ao cancelamento nos canais de atendimento; viajar, tendo prioridade no próximo embarque da companhia aérea com o mesmo destino; ser direcionado para outra companhia, sem custo.

Receber de volta a quantia paga ou hospedar-se em hotel por conta da empresa. Se o consumidor estiver no local de seu domicílio, a empresa deve oferecer apenas o transporte para a residência e desta para o aeroporto; ressarcimento ou abatimento proporcional no caso de dano material devido ao atraso.

Isso inclui perda de diárias, passeios e conexões. O passageiro também tem direito a pleitear reparação junto ao judiciário se entender que o atraso causou-lhe algum dano moral (não chegou a tempo a uma reunião de trabalho, casamento etc.).

Tudo isso, além do acesso gratuito a alimentação, utilização de meios de comunicação e transporte. O consumidor deve guardar o comprovante de eventuais gastos que teve em decorrência do atraso ou cancelamento, como chamadas telefônicas, refeições e hospedagem. Com Abr

18:50  |  


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