Giro de Esportes da MorenaFM.com
A final da Copa do Catar ainda repercute e vai ser assunto durante muito tempo. Foi uma dos melhores jogos da história das copas, com uma Argentina dominando completamente a partida até a metade do segundo tempo. Durante mais de 70 minutos a França não deu um chute sequer a gol. E a Argentina fez dois.
A primeira bola na direção do gol argentino só saiu aos 77, para fora. Mas a partir daí, e com mudanças táticas feitas pelo técnico Deschamps, Mbapppe acordou e empatou o jogo. Perto do final da prorrogação, a Argentina fez um e parecia ter matado o jogo, mas a França empatou e quase vence, impedida pelo goleiro Martinez.
Nos penaltis, depois de ter salvo o time na prorrogação, Martinez fez uma bela defesa e viu um francês chutar um pra fora. Vitória e título para a Argentina, tricampeão do mundo numa Copa onde começou mal, mas soube mudar. Na final, a França não sabia como bloquear Messi, que estava em todo lugar ao mesmo tempo.
Messi levou a Bola de Ouro como o craque da Copa e virou favorito na eleição de Melhor do Mundo da Fifa. Martinez levou a luva e ouro e se consagrou. Enzo Fernandez foi a revelação da Copa. Sobrou para Mbappe a Chuteira de Ouro como o artilheiro da competição, com 8 gols. Mas saiu de campo de cara amarrada mesmo.
No sábado, o Marrocos foi um leão em campo e jogou muito bem, mas a Croácia tem uma qualidade técnica melhor e Modric em campo, decisivo para a vitória por 2x1, num jogo também espetacular. Foi a despedida do croata, que tem 37 anos. E o início para o técnico Walid Regragui, que fez milagre com apenas 3 meses no cargo.
A Copa teve vários micos, como Tite fazendo a dança do pombo antes de cagar tudo e ir embora. Porém o mais engraçado foi o último, protagonizado pela empresa Nike. Logo antes da final, ela colocou à venda camisas da seleção frnacesa com três estrelas. Tirou logo depois, mas os internautas já tinham copiado a imagem.
Outro mico demorou para vingar. Foi o do atacante francês Mbappe. Ele declarou em maio que o futebol sulamericano é inferior ao europeu e que por isso eles ganharam as últimas quatro copas. A resposta que transformou a declaração mal-educada em meme veio dentro de campo, com a conquista da Argentina.
O Catar saiu cedo da Copa, mas é o campeão em elegância, com os trajes do emir deixando o velho terno e gravata na poeira. Uma das roupas é uma espécie de manto, geralmente com detalhes em ouro, usado só por autoridades e em ocasiões especiais. Messi ganhou um do emir na cerimônia de premiação. Com todo mérito.
O Bahia anunciou as primeiras contratações para a próxima temporada. É o zagueiro Marcos Victor, de 21 anos, que estava no Ceará e assinou até 2027. O tricolor também trouxe o goleiro Marcos Felipe, do Fluminense, e Diego Rosa, atacante formado no rival Vitória. E terá ainda Biel e Kayky, este enviado pelo Manchester City.
Iniciando a preparação para 2023, o Vitória fez um amistoso contra seu time sub-20 no sábado, em Pituaçu. Os garotos vão disputar a Copa São Paulo de juniores e perdeu de 2x1 para os profissionais. O técnico João Burse jogou o primeiro tempo com os titulares e o segundo com os reservas e diz que gostou do que viu.
O Ceará se tornou bicampeão mundial de clubes. Calma, não é o que voce está pensando. O título é de futebol virtual, na Copa do Mundo de eFootball, vencida por João Victor Lopes, atleta digital do clube. A final foi contra a Turquia e antes ele já tinha derrotado países como Alemanha, Argélia e Espanha.
O Giro de Esportes faz parte do Jornal das Sete, que rola de segunda a sexta, a partir das 18h40, na rádio Morena FM de Itabuna/BA. Ouça ao vivo em www.morenafm.com
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
