Ex-presidente de Câmara pega 16 anos

Depois de um longo tempo, com entradas e saídas da cadeia, o ex-vereador de Ilhéus Lukas Paiva foi condenado a 16 anos de prisão, em regime fechado. Junto com ele foram condenados o também ex-vereador Valmir Freitas, a 10 anos; a 3 anos e seis meses em regime aberto, Joilson Santos e James Costa.

Já Cleomir Santana pegou 3 anos e 9 meses, enquanto Paulo Eduardo Leal teve perdão judicial. Lukas Paiva e Valmir Freitas foram condenados por formação de quadrilha e crime contra a paz pública, referentes à Operação Xavier, que apurou um esquema de corrupção dentro da Câmara.

Conforme as investigações do MP-BA, que duraram dois anos, os envolvidos atuavam em um esquema de fraudes em licitações, contratos e lavagem de dinheiro no âmbito da Câmara de Vereadores de Ilhéus. Os crimes teriam ocorrido entre 2011 e 2018.

O ex-presidente da Câmara de Ilhéus, Lukas Paiva e os comparsas foram acusados pelo Ministério Público estadual de desviar quase R$ 72 mil em recursos públicos durante 2017 e 2018. Na ação, os promotores Frank Ferrari e Thomás Brito citam fraudes contábeis e falsificação de documentos.

O esquema consistia em fraudar a escrituração das contribuições ao INSS falsificando ou alterando Guias de Recolhimento Previdenciário, cujos valores registrados eram superiores ao recolhimento efetivamente feito. O objetivo era maquiar as saídas ilegais, sem despesas correspondentes, dos recursos da Câmara.

15:58  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm