Expedição aborda poluição nas praias

Uma expedição a bordo de um "navio sobre rodas", percorrendo mais de 17 estados e 300 praias do litoral brasileiro. Esse é o projeto ‘Ondas Limpas na Estrada’, da Sea Shepherd, que vai divulgar um estudo científico inédito sobre o impacto dos resíduos nas praias e chega neste fim de semana ao Sul da Bahia.

O Brasil é o 6º país que mais descarta plástico nos oceanos, despejando diariamente 890 toneladas, de acordo com um estudo do Our World in Data. Ele busca nortear políticas públicas e promover estratégias para produção, uso e destinação adequada de resíduos sólidos, estimulando a mudança de hábitos.

Segundo a diretora da Sea Shepherd no Brasil, Nathalie Gil, a pesquisa sobre rodas representa um marco para a instituição. “Este projeto é um presente nosso para o Brasil e tem a ambição de gerar muitas ondas em relação à pressão por políticas públicas e sensibilização do brasileiro”.

A expedição começou em abril deste ano, no Chuí (RS), extremo sul do país, e levará aproximadamente 18 meses para chegar ao Oiapoque (AP), no extremo norte. Serão mais de 8 mil quilômetros rodados a bordo de um ônibus motorhome conhecido como Guardião da Costa.

Além da pesquisa, são realizados mutirões de limpeza de praia e paradas estratégicas para conhecer cooperativas de reciclagem e pontos de interesse ambiental. Já foram percorridos mais de 2.500 quilômetros, em 6 estados, coletando dados dos resíduos, microplásticos e toxicidade da areia para entender o real impacto.

Foram realizadas cerca de 100 coletas de amostras para análise e recolhidas mais de 1.100 toneladas de resíduos sólidos. Para a capitã Mara Oliveira, o projeto tem impacto científico e social. “A experiência científica vai além da ciência, pois contribui com as comunidades por onde nosso ônibus passa".

"O projeto proporciona experiência profissional para os voluntários, visita e incentiva projetos locais e promove um tour explicativo pelo motorhome para escolas e comunidade. É uma experiência única para estimular a mudança de hábitos”.

18:40  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm