E-comércio paulista registra forte alta

O comércio eletrônico paulista deve fechar 2022 com alta de 26% e alcançar R$ 66,7 bilhões, o que é R$ 13,7 bilhões a mais que no ano passado (R$ 53 bilhões). A projeção é da Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico (PCCE) da Federação do Comércio de São Paulo (FecomercioSP) em parceria com a Ebit/Nielsen.

A participação do e-commerce nas vendas do varejo físico (lojas que vendem das duas formas) deve alcançar 6%. Este bom desempenho ao longo do ano reforça as expectativas da FecomercioSP para o movimento cada vez mais consolidado nas vendas online, principalmente quando há integração entre os canais físico e digital.

Entre janeiro e setembro, as vendas do comércio eletrônico em São Paulo registraram alta de 21% em relação ao ano passado, alcançando R$ 15 bilhões. Assim como no comércio físico, o bom resultado é influenciado pela queda no desemprego e normalização do cenário de pandemia.

O restabelecimento da confiança do consumidor e o crescimento da oferta de crédito também contribuíram para os números. Mas apesar da alta nas vendas online, no terceiro trimestre o tíquete médio registrou queda de 16% na comparação com igual período do ano anterior (R$ 362).

Este cenário pode ser justificado pelo aumento de compras de não duráveis como alimentos, bebidas, itens de higiene pessoal e produtos de baixo custo e alto giro. A pesquisa aponta crescimento de 126% no número de pedidos destes produtos. O faturamento real dos não duráveis subiu 24%.

De acordo com a pesquisa da FecomercioSP, ao considerar um cenário sem turbulências econômicas e políticas até o fim de 2022, a expectativa é de que o quarto trimestre registre alta de 33% em relação ao mesmo período do ano passado, com montante de R$ 18,4 bilhões.

O desempenho é impulsionado pela Black Friday e pelo Natal. Além disso, a injeção do décimo terceiro salário em montante superior ao dos anos anteriores, em razão do aumento dos empregados formais com direito ao benefício, pode contribuir para o resultado positivo das vendas.

A expectativa para o próximo ano, ao considerar o cenário de incertezas e a forte base de comparação, é que e-commerce no Estado de São Paulo registre crescimento de apeans 6% em comparação a 2022. O faturamento deve ser de R$ 70,5 bilhões.

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