Defesa Civil mantém alerta em Ilhéus
A Defesa Civil de Ilhéus mantém a preocupação com as chuvas e emitiu novo alerta para os próximos 10 dias. A nota indica que haverá temporais menos intensos, comparados com os dos últimos dias, mas o solo continua encharcado depois do alto volume de chuva e não tem capacidade de absorver mais água.
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o acumulado de chuvas pode chega a 91 milímetros até o dia 15. Por isso, a Prefeitura segue com diversas frentes de trabalho para aliviar os danos, com apoio de entidades e ONGs.
A Defesa Civil pede que os moradores fiquem atentos para problemas como pedaços de barrancos caindo, barulhos na estrutura da casa ou nas encostas, rachaduras nas paredes, teto ou piso. Qualque problema deve ser comunicado de imediato para que uma equipe vá ao local verificar o perigo.
Além de Ilhéus, a Bahia está 52 municípios afetados gravemente pelas chuvas, cojm alagamentos e queda de encostas. Até o momento, as chuvas deixaram 552 desabrigados e 13.806 desalojados. O número total de atingidos chega a mais de 78 mil pessoas e um idoso morreu ao tentar atravessar um riacho.
A Defesa Civil da Bahia informa que uma barragem de açude de Wenceslau Guimarães transbordou por causa do entupimento de um dreno, despejando um grande volume de água e alagando diversas casas. Por outro lado, não há ninguém ferido ou morto neste incidente.
A execução de serviços emergenciais, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), permitiu o restabelecimento do tráfego de veículos em 20 pontos de rodovias baianas afetados pelas chuvas nas duas últimas semanas. Outros permanecem fechados ou usando desvios.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
