Classe CD na Bahia gasta em hotelaria
A alta de 61% nos gastos das classes C e D no setor de hotéis e motéis em outubro, em relação a setembro, levou a Bahia a ser o único dos três estados observados no Nordeste a fechar o período positivamente. Cresceu 1,2%, enquanto Ceará e Pernambuco fecharam com um recuo de 2,9% e 1,8%.
Os dados são da Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander. Na Bahia, além da alta de Hotéis e Motéis (61%), teve destaque Automóveis e Veículos (10%), Telecomunicação (9%), Supermercado (6%), Restaurante (6%), Combustível (6%) e Prestadores de Serviços (5%).
Na outra ponta, houve queda nos gastos com Companhias Aéreas (-38%), Diversão e Entretenimento (-11%), Lojas de Roupas (-8%) e Rede Online (-3%). O Nordeste como um todo também fechou negativo, em -3,1%, enquanto o Norte cresceu 8,5% e o Sudeste, 3,5%. Também caíram Centro-Oeste (-5%) e Sul (-0,03%).
Os setores no País que se destacaram foram Diversão e Entretenimento (9%), Supermercados (8%), Lojas de Artigos Diversos (7%), Prestadores de Serviços (4%), Combustíveis (4%), Restaurantes (3%), Hotéis e Motéis (3%), Transportes (3%) e Drogaria e Farmácia (3%).
Já os setores que mais tiveram quedas no consumo foram Rede Online (-11%) e Companhias Aéreas (-6%). Em relação ao ticket médio, em outubro houve aumento em Diversão e Entretenimento (7%), Restaurante (5%), Supermercado (3%) e Prestadores de Serviços (2%).
O levantamento mostrou também que o principal gasto no orçamento continua sendo com Supermercado (40,2%), seguido de Restaurante (12,6%) e Lojas de Artigos Diversos (9,8%). Outro dado da pesquisa mostrou que 88% dos gastos em outubro foram feitos presencialmente, mantendo o indicador de setembro.
De acordo com Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, os números mostram que, como esperado, o último trimestre do ano deve ser de um relevante aquecimento no comércio de varejo. “Devemos continuar observando esse ritmo em novembro, com Black Friday e Copa do Mundo de Futebol".
"E em dezembro, por conta das festas de final de ano. Esses meses são tradicionalmente de consumo maior, até mesmo pelo suporte do 13° salário. Outubro antecipou um pouco esse movimento, mas vemos claramente uma tendência de crescimento de consumo que deve permanecer nos próximos meses”.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
