Classe CD na Bahia gasta em hotelaria

A alta de 61% nos gastos das classes C e D no setor de hotéis e motéis em outubro, em relação a setembro, levou a Bahia a ser o único dos três estados observados no Nordeste a fechar o período positivamente. Cresceu 1,2%, enquanto Ceará e Pernambuco fecharam com um recuo de 2,9% e 1,8%.

Os dados são da Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander. Na Bahia, além da alta de Hotéis e Motéis (61%), teve destaque Automóveis e Veículos (10%), Telecomunicação (9%), Supermercado (6%), Restaurante (6%), Combustível (6%) e Prestadores de Serviços (5%).

Na outra ponta, houve queda nos gastos com Companhias Aéreas (-38%), Diversão e Entretenimento (-11%), Lojas de Roupas (-8%) e Rede Online (-3%). O Nordeste como um todo também fechou negativo, em -3,1%, enquanto o Norte cresceu 8,5% e o Sudeste, 3,5%. Também caíram Centro-Oeste (-5%) e Sul (-0,03%).

Os setores no País que se destacaram foram Diversão e Entretenimento (9%), Supermercados (8%), Lojas de Artigos Diversos (7%), Prestadores de Serviços (4%), Combustíveis (4%), Restaurantes (3%), Hotéis e Motéis (3%), Transportes (3%) e Drogaria e Farmácia (3%).

Já os setores que mais tiveram quedas no consumo foram Rede Online (-11%) e Companhias Aéreas (-6%). Em relação ao ticket médio, em outubro houve aumento em Diversão e Entretenimento (7%), Restaurante (5%), Supermercado (3%) e Prestadores de Serviços (2%).

O levantamento mostrou também que o principal gasto no orçamento continua sendo com Supermercado (40,2%), seguido de Restaurante (12,6%) e Lojas de Artigos Diversos (9,8%). Outro dado da pesquisa mostrou que 88% dos gastos em outubro foram feitos presencialmente, mantendo o indicador de setembro.

De acordo com Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, os números mostram que, como esperado, o último trimestre do ano deve ser de um relevante aquecimento no comércio de varejo. “Devemos continuar observando esse ritmo em novembro, com Black Friday e Copa do Mundo de Futebol".

"E em dezembro, por conta das festas de final de ano. Esses meses são tradicionalmente de consumo maior, até mesmo pelo suporte do 13° salário. Outubro antecipou um pouco esse movimento, mas vemos claramente uma tendência de crescimento de consumo que deve permanecer nos próximos meses”.

15:51  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm