Censo revela perdas e ganhos no sul
A prévia do Censo 2022, usada para adiantar os cálculos do TCU para os repasses constitucionais, mostra ganhos e perdas de população no sul da Bahia, mas nada que vá afetar muito a cota do Fundo de Participação dos Municípios, por exemplo.
A diminuição da população de Itabuna dos estimados 214 mil em 2021 e a prévia, que registra 185.500, não afeta o FPM do município. O mesmo acontece com o aumento verificado em Ilhéus, que tinha estimativa de 157 mil e na prévia está com 197 mil. As duas recebem o mesmo valor de FPM.
Outras cidades que perderam população na região foram Ubaitaba, cerca de mil pessoas, Buerarema com quase 1.400 a menos, e Itacaré diminuindo em 837 moradores. Outras que ganharam foram Canavieiras, com novos 2.400 habitantes, Coaraci com 1.800 e Itapé com 2 mil.
Um grupo de cidades tem na prévia basicamente o mesmo número de moradores que a estimativa feita pelo IBGE em 2021. É o caso de Almadina, Aurelino Leal, Ibicaraí, Jussari, Una, Uruçuca e Itajuípe. O destaque na região foi Ilhéus, que sempre reclamou dos números dos censos anteriores.
A Prefeitura diz que a cidade experimentou um boom de crescimento em diversas áreas nos últimos cinco anos, o que justificaria os 40 mil moradores a mais sobre a estimativa de 2021. Ela cita o Porto Sul e o setor de construção, além de novos equipamentos de Saúde e infraestrutura.
Os números finais somente serão concluídos em 2023.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
