BR-251 tem 16 anos de descaso oficial

Um dos problemas mais crônicos que o novo governador vai herdar dos 16 anos de gestão do PT na Bahia é o das estradas. Nesta semana, os usuários da BR-251 que, apesar de federal, há anos está sob a responsabilidade do governo estadual, protestaram mais uma vez.

São moradores de locais ao longo da estrada, como Couto, Rompedeira, Japu, Repartimento, Santana, Rio de Engenho, Maria jape, e vários assentamento, entre outras comunidades. Todos prejudicados há muito tempo pelo descaso do estado para com as famílias e os agricultores.

Eles enviaram este apelo à imprensa, na esperança que o Estado cumpra decisões da Justiça Federal no âmbito da ação civil pública que tramita no Segundo Grau. Para os moradores, nada justifica a morosidade do processo movido pelo MPF, que está parado na Sexta Turma Recursal, em Brasília, há mais de dois anos.

Todo o trajeto da estrada, que liga Ilhéus a Buerarema, está abandonado, tomado por inúmeros buracos e lama nos dias de chuva, quando se torna quase intransitável. Nos dias de sol, a buraqueira se soma a uma imensa nuvem de poeira e é preciso imenso cuidado para conseguir transitar pela pista, tomaa pelo mato nas laterais.

Não há sinalização nem acostamento. Esse conjunto de problemas dificulta o escoamento da produção dos agricultores familiares, o comparecimento à escola, médicos e compromissos em Ilhéus. Os moradores dizem que muitas crianças abandonaram os estudos e já existem agricultores passando fome.

17:19  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm