Bahia tem boa previsão para a safra

A Bahia deve produzir cerca de 12,6 milhões de toneladas de grãos na safra 2022/23. O valor sinaliza um aumento de 4,7% em relação ao anterior, com uma área cultivada de 3,7 milhões de hectares, 1,9% maior que na safra 21/22. Os dados são do 3° Levantamento da Safra de Grãos, da Conab.

A principal cultura do estado é a soja, que deve render quase 7,5 milhões de toneladas, com aumento de 2,8%. Por causa das chuvas intensas em novembro, as áreas de sequeiro passaram a ser semeadas em um ritmo mais acelerado. O plantio atingiu 88% da área prevista e está perto de encerrar.

A segunda cultura do estado é o milho, que deve produzir 2,3 milhões de toneladas apenas na primeira safra, com aumento de 11%. A chuva também acelerou o avanço do plantio e a previsão é semear 490,8 mil hectares nesse primeiro ciclo. No caso do algodão, algumas lavouras já iniciaram a semeadura.

A Conab estima uma produção de quase 1,5 milhão de toneladas de algodão em caroço, 12,5% mais que a safra anterior. A Bahia é o segundo maior produtor de algodão, atrás apenas do Mato Grosso. A boa rentabilidade da cultura e a ampliação das vendas no mercado internacional servem de incentivo ao setor.

19:13  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm