Recicla Itabuna apresenta resultados

A Prefeitura de Itabuna vai realizar o II Seminário do Programa Recicla Itabuna na quinta-feira da semana que vem, dia 17, no auditório do SEST SENAT, na Avenida José Soares Pinheiro. O encontro vai avaliar o programa de reciclagem de resíduos e apresentar os resultados à comunidade.

O Programa Recicla Itabuna é voltado para a defesa do meio ambiente e a geração de renda para os antigos catadores que trabalharam no lixão durante mais de 40 anos. Ele foi desativado há um ano e meio, quando a Prefeitura contratou um aterro certificado da CVR Costa do Cacau.

Os catadores foram capacitados e se transformaram em agentes ambientalistas, filiados à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itabuna. Uma Central de Triagem foi aberta no bairro Lomanto, onde atuam 42 agentes em escala diária, fazendo a separação do material.

O coordenador do programa, Rosivaldo Pinheiro, afirma que neste ano a Central de Triagem teve muitos avanços e hoje são coletadas 120 toneladas de resíduos por mês. Com a venda do material, os catadores conseguem uma renda média acima de R$ 1.000, além de colaborar com o meio ambiente.

Ele disse que o Recicla Itabuna está buscando o apoio de uma ONG para novos investimentos. Também há a expectativa da aprovação de uma Lei para o financiamento das ações. “Ainda estamos na fase de coleta seletiva e precisamos avançar para o econegócio, porém ainda existem limitações financeiras”, explicou.

16:16  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm