PL pede invalidação de urnas pré-20

O presidente Jair Bolsonaro (PL) entrou com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo que os votos de cinco modelos de urnas sejam invalidados. São os modelos 2009, 2010, 2011, 2013 e 2020. O documento foi protocolado na segunda-feira, mas divulgado somente nesta terça.

A alegação é de que houve “desconformidades irreparáveis de mau funcionamento” nesses modelos. O pedido é baseado em um relatório técnico de auditoria do Instituto Voto Legal. Só as acima de 2020, como a da foto, estavam regulares.

Rápido em questões que envolvem Bolsonaro, o minsitro Alexandre de Moraes ordenou que o PL inclua na petição todas as urnas do primeiro turno em 24h, "sob pena de indeferimento da incial". Isso pode mudar o resultado para todos os cargos, de deputado, senador e governador.

A ação já tinha sido anunciada pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que explicou por que essas urnas devem ter os votos anulados. “São as urnas antigas. Todas elas têm o mesmo número. Não tem patrimônio, não tem como controlar a urna. Você vai checar a urna antes da eleição e são todas com o mesmo número”.

A consequência é que se torna impossível ligar o boletim dos votos à urna, logo, é impossível saber o resultado de cada uma. Mesmo assim, o PL não pretende pedir a anulação das eleições, mas sim a dos votos depositados nestas urnas que têm o mesmo identificador, cerca de 250 mil delas.

"O TSE terá que decidir o que fazer sobre essa situação", diz Neto. "Todas as urnas anteriores a 2020 têm o mesmo número de patrimônio”. O presidente do PL considera que a direção do TSE não tinha como saber do problema, que, no entanto, deveria ter sido detectado pelos funcionários do tribunal.

Valdemar ressalta que esta grave irregularidade está comprovada por fotos e registrada em cartório. “Eu insisti com o pessoal, eles foram lá e descobriram isso aí. Nós não queremos nova eleição, não queremos agitar a vida do país, mas eles (TSE) têm que decidir o que vão fazer”.

18:55  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm