PF faz prisão na Bahia por contrabando

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira a Operação Houdini, para desarticular organização criminosa responsável por um esquema milionário de contrabando de vinhos argentinos. Na ação, mais de 100 policiais federais executam 8 mandados de prisão preventiva e 28 de busca e apreensão.

Eles foram cumpridos no Rio Grande do Sul, São Paulo e Bahia. Os de busca e apreensão form em Cruz das Almas, Feira de Santana (5), Santo Antônio de Jesus (2). Paulo Afonso, Camaçari (2) e Lauro de Freitas. Os de prisão atingiram suspeitos em Feira, Santo Antônio de Jesus (2) e Camaçari.

Também foram executadas ordens judiciais para o bloqueio de veículos, bens imóveis e contas bancárias. A operação contou com o apoio da Receita Federal e da Polícia Militar da Bahia. A investigação teve início a partir da apreensão de uma carga de vinhos da Argentina em Horizontina/RS.

Com o aprofundamento das investigações, a Polícia Federal mapeou os principais integrantes da quadrilha e identificou que, de dezembro de 2020 a abril de 2022, o grupo movimentou mais de R$ 100 milhões. A carga ilegal ingressava no Brasil em barcos usando portos clandestinos na margem brasileira do Rio Uruguai.

Dali o vinho era transportado para São Paulo e Bahia para ser comercializado. Durante as investigações, foram feitas oito apreensões que totalizaram mais de 17 mil garrafas. A operação leva o nome de Harry Houdini, um dos mais famosos escapologistas da história, devido as suas habilidades de escapar de algemas e correntes.

18:34  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm