Mutirão do Diabetes começa na quinta

Nesta quinta e sexta-feira acontece o Mutirão do Diabetes de Itabuna, das 8 às 13 horas, na Terceira Via Hall, na Avenida J.S. Pinheiro. Promovido pela ONG Unidos pelo Diabetes, o Mutirão, coordenado pelo médico Rafael Andrade, contará com o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Levimar Araújo.

Também estarão na cidade o presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Cristiano Caixeta, especialistas da Bahia e de outros estados que atuam como voluntários. O projeto hoje é replicado em cerca de 40 cidades brasileiras. Rafael destaca a adoção de novas tecnologias no Mutirão.

"É o caso da Retinografia Digital com uso de algoritmo de Inteligência Artificial, e a emissão de laudos utilizando a tecnologia da Telemedicina, garantindo maior precisão e rapidez nos diagnósticos", explica. Rafael conta que durante o Mutirão também serão feitos exames do pé diabético e do fundo de olho.

Os casos diagnosticados com retinopatia diabética acentuada ou pé diabético com sinais de gravidade serão encaminhados para uma segunda etapa, no Hospital Beira Rio, com exames e tratamento. Mas o evento não conta apenas com os exames e o atendimento médico.

O Mutirão inclui a Feira do Diabetes, que vai levar informações e serviços para a população, como a campanha de detecção do diabetes através dos exames de glicemia, pressão arterial e muitos estandes com profissionais para orientação ao público.

Todas essas ações estão integradas à Secretaria Municipal de Saúde, através das equipes que atuam nas Unidades Básicas e de Saúde da Família. O Mutirão do Diabetes 2022 é uma realização da ONG Unidos Pelo Diabetes com o apoio do Hospital Beira Rio, Caixa Econômica Federal e Novonordisk e Prefeitura de Itabuna.

18:03  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm