Livro resgata Revolta dos Búzios na BA

Liderada por negros escravizados, libertos, trabalhadores pobres e alguns membros das elites liberais, a Revolta dos Búzios é um dos importantes movimentos de insatisfação popular brasileira contra a coroa portuguesa. Em celebração ao marco, será lançado o livro "220 Anos da Revolta dos Búzios".

Reunindo setores diversos da sociedade baiana contra a opressão portuguesa, o movimento emancipacionista teve o seu “estopim” no dia 12 de agosto de 1798, quando Salvador amanheceu com 12 boletins afixados em locais públicos e de grande circulação de pessoas, convocando o Povo à revolução.

O lançamento é do Arquivo Público do Estado da Bahia, nesta quinta-feira, às 9h, na Baixa de Quintas. Resultado de uma emenda parlamentar, a edição comemorativa utiliza como base os dados documentais do APEB, custodiados desde 1890, reconhecidos e inscritos pelo Programa Memória do Mundo da UNESCO, em 2008.

Diretora do APEB, Teresa Matos avalia o evento como uma oportunidade de divulgação do patrimônio da entidade. “A produção do livro visa contribuir para a promoção do acesso democrático às fontes documentais produzidas no momento histórico da Revolta dos Búzios, custodiadas pelo APEB".

Consequência de um trabalho coletivo, a produção da obra contou com uma equipe interdisciplinar, com formação nas áreas de Arquivologia, Biblioteconomia, História, Filologia e Paleografia. Para Matos, a edição demonstra a riqueza do legado das fontes. Um acervo que deve ser preservado e difundido.

18:47  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm