Livro resgata história de Alcãntara
O historiador Vercil Rodrigues lançou seu oitavo livro pela Direitos Editoria. A obra, “José de Almeida Alcântara: o populismo em Itabuna”, conta parte da rica e emocionante trajetória do ex-prefeito, que nas décadas de 50 e 60 arrastava multidões, especialmente os pobres.
Ele moldou e mudou a forma de fazer política no interior baiano, dividindo suas atenções com todas as classes sociais, sendo o primeiro grande político populista da região cacaueira. O livro de Vercil é dividido em cinco capítulos, com uma narrativa precisa dos fatos, baseada em pesquisa e depoimentos.
A obra ainda traz fotos raras, que ilustram a época e a trajetoria de Alcântara. Além deste livro de Vercil Rodrigues abordando a história local, ele escreveu vários sobre Direito, como “Breves Análises Jurídicas”, “Análises Cotidianas” e “Dicas de Direito Imobiliário”.
Ele diz que este era o livro que mais sonhava em escrever. Para Vercil, a política grapiúna e a forma de administrar Itabuna tem dois momentos: o primeiro até Alcântara e o segundo, pós Alcântara. O livro conta um período dos tempos áureos da região cacaueira e da retomada da democracia no Brasil.
Além de escritor, Vercil é professor, advogado, jornalista e imortal das academias de Letras de Ilhéus e Grapiúna, além da de Letras Jurídicas do Sul da Bahia. Ele já foi cobrador de ônibus, vendedor, produtor de bandas regionais. Virou professor, advogado, historiador, jornalista e hoje é um autor respeitado.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
