Itabuna apura ocupação em Salvador

O presidente da Câmara de Itabuna, Erasmo Ávila, anunciou o envio de uma comissão de vereadores a Salvador com o propósito de apurar a ocupação ilegal de um imóvel que pertence ao município. O caso foi trazido para o plenário pelo vereador Ronaldão.

Ele denunciou que pacientes de Tratamento Fora do Domicílio estão sem acesso ao imóvel porque um casal passou a cobrar pela estada dos itabunenses no prédio. O imóvel foi comprado durante a gestão de Ubaldo Dantas para dar assistência aos pacientes que precisam ir a Salvador.

Ronaldão diz que já cobrou providências à Prefeitura, mas não teve resposta. Os pacientes, muitas vezes, estão dormindo na rodoviária de Salvador, diz o vereador. Erasmo Ávila solicitou esclarecimentos das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Urbano sobre a situação do prédio, que fica na Graça. definida.

Na mesma sessão outro assunto importante foi debatido, o alagamento das ruas em poucas horas de chuva. Os vereadores criticaram a falta de manutenção em canais e bueiros. Dando Leone citou os bueiros entupidos para ilustrar a ausência de manutenção. “Nós pagamos IPTU, ISS, ITBI e taxa de esgoto".

"É de grande necessidade que a secretaria responsável faça seu papel. Vimos na comunidade o olhar da população pedindo socorro. As pessoas passaram por uma enchente recentemente, perderam seus móveis e estão perdendo tudo novamente. Se tivesse feito a intenvenção antes, não tinha acontecido isso”, alega.

Danilo Freitas disse ter pago para limpar o canal do bairro onde mora, para se antecipar à época de chuvas. “Sabe por que a baixa fria da Nova Itabuna não alagou? Porque eu fui lá antes e mandei limpar o canal. Se vocês falarem que Itabuna tem uma escavadeira ... isso é falta de respeito”.

Cosme Resolve citou a necessidade de um levantamento de locais onde a água invade as residências, para que um especialista proponha intervenções. “Senão, fica tipo enxugar gelo. Quantos vereadores já passaram por essa Casa e pediram a mesma coisa? Tem que ver uma manobra pra a Cinquentenário não ficar entupida, nem os bairros".

Israel Cardoso lembrou que a Casa aprovou, em 2020, um Novo Marco Regulatório do Saneamento, enviado pelo Executivo, que tratava do controle dos recursos públicos para abastecimento de água, esgotamento sanitário e limpeza urbana. “Essa comissão é importante, para a gente ver como está esse marco".

17:59  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm