Ilhéus tem baixa procura por vacinas

A Prefeitura de Ilhéus está preocupada com a baixa adesão à vacinação contra a Covid. Muitas pessoas deixaram de completar o esquema vacinal segundo a Secretaria de Saúde. Somente cerca de 58% do público com idade igual ou acima de 12 anos procurou os postos para receber a terceira dose.

Em relação à quarta dose, o número é ainda menor, apenas 23,7% da população com 18 anos ou mais recebeu o imunizante. A Sesau também registrou queda na vacinação infantil. Segundo os dados da pasta, 63,8% das crianças com idade entre 5 e 11 anos receberam a primeira dose da vacina.

Porém, apenas 38,7% está imunizado com a segunda dose. Da mesma forma, a secretaria informa que a primeira dose da vacina foi aplicada em somente 13,3% do público de 3 e 4 anos de idade. A procura pelas doses de reforço da vacina pediátrica apresenta percentual extremamente preocupante.

Até o momento 124 crianças entre 3 e 4 anos receberam a segunda dose, o que representa 2,99% do público, estimado em 4.157 crianças. O intervalo deve ser de quatro meses após a primeira dose de reforço, independente do imunizante utilizado.

Embora o quadro atual da pandemia seja de estabilidade na cidade, graças à vacinação, o surgimento de novas variantes pode ocasionar um aumento no número de casos positivos. Recentemente, o Brasil registrou casos da variante da Ômicron e a possibilidade de nova onda da Covid-19.

O imunizante é a forma mais eficaz para elevar o número de anticorpos. A Sesau destaca que o esquema vacinal completo reduz o risco de contaminação e agravamento da doença. “A vacinação infantil também é fundamental para interromper a cadeia de transmissão”, ressalta o secreário André Cezário.

18:03  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm