Ilhéus fará estrada ecológica na Lagoa

A Prefeitura de Ilhéus iniciou estudos para implantar uma estrada ecológica ligando a BA-001 ao povoado da Lagoa Encantada. Hoje, a estrada é de terra, sem manutenção, sofrendo com os buracos e a lama nos dias de chuva. Mas a ideia não é asfaltar.

A proposta é usar uma tecnologia de estabilização de solo, mantendo as características da estrada de chão, porém com custo menor, nenhum buraco e maior durabilidade. Ela foi apresentada à Prefeitura por técnicos da secretaria estadual de desenvolvimento.

Segundo a coordenadora do projeto, Ducineia Moreno, essa opção é sustentável e ideal para áreas de preservação ambiental. “A implantação da estrada possui um terço ou 50% do valor de uma convencional. Além disso, a durabilidade é de 5 a 7 anos".

O projeto deve ser aplicado em outras estradas dos distritos, como as de Aritaguá, Banco Central e Inema. Este primeiro estudo na Lagoa Encantada levou três meses e será a base para levar o benefício às outras estradas vicinais do município, segundo a coordenadora.

Consultor institucional na área de Nanotecnologia em estabilização e impermeabilização de solos, Hamilton Pinheiro frisou que a alternativa sustentável beneficia estradas vicinais, trazendo agilidade e economicidade, além de ser uma solução prática, de longa durabilidade e altamente viável, sem danos ao meio ambiente.

17:26  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm