Giro de Esportes da MorenaFM.com

O primeiro trabalho de Paulo Roberto Falcão como diretor de futebol foi definir o novo treinador do Santos e o martelo foi batido com rapidez. O clube acertou a contratação de Odair Hellmann, ex-Inter e Fluminense, até o fim da temporada 2023. O treinador estava comandando um time na Arábia Saudita.

Setenta e nove países já participaram, ao menos uma vez, de uma edição de Copa do Mundo. Este ano, o único estreante será o anfitrião Catar. A longa lista, no entanto, tem poucos campeões: apenas oito nações já levaram a taça, ou seja, um seleto grupo de dez por cento. Uruguai, Itália, Alemanha, Brasil, Inglaterra, Argentina, França e Espanha são os únicos campeões e, normalmente, favoritos a cada quatro anos.

O Brasil é o maior vencedor, com cinco copas, conquistadas em 58, 62, 70, 94 e 2002. Porém, estamos há 20 anos sem levantar a taça, período que só é menor do que os 24 anos entre as copas de 70 e 94. Foram quatro anos entre o primeiro e o segundo título, oito para o terceiro e do quarto para o quinto.

A Alemanha tem a chance de derrubar a primazia do Brasil, acumulando quatro títulos, o último em 2014, no Brasil, vencendo a Argentina por 1x0. Foi a Copa onde os alemães aplicaram a goleada mais humilhante da história da seleção, o famoso 4x1, nas semifinais. O técnico era Filipão.

O terceiro maior vencedor está fora da Copa do Catar, a Itália, com duas taças. Ela pode ser passada pela Argentina, Uruguai e França, que também têm duas, caso vençam neste ano. A Espanha tem a taça conquistada em 2010 e a Inglaterra a de 1966, jogada em casa.

Uma equipe da Polícia Federal foi convidada e vai atuar na Copa do Catar, ao lado de policiais dos 32 países que disputam o torneio. Os policiais atuarão no centro de comando e controle, além do contato direto com os torcedores brasileiros. Além das polícias de cada país, a Copa conta com equipes da Interpol e Europol.

O Flamengo foi o time com mais público em 2022, com média de 44.822 por jogo. Depois vem Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Cruzeiro e Fortaleza, todos com menos de 40 mil e mais de 30 mil. O Bahia só aparece em 12º lugar, com média de 20.017 e o Vitória na posição 19 com 11.449 pagantes por jogo.

O maior público em um jogo foi do Flamengo, jogando no estádio Mané Garrincha, em Brasília. O Mengo levou 65.300 pagantes. O time tem 17 das 30 maiores bilheteiras deste ano. Também é do Flamengo a maior arrecadação, R$ 11,1 milhões no empate com o Corinthians no Maracanã, na decisão da Copa do Brasil.

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, negou que já tenha escolhido o substituto de Tite. Ele afirma que qualquer decisão só será tomada depois da Copa e que a CBF vai "olhar o mundo" para escolher o novo treinador. Além disso, não será contratado nenhum técnico-tampão.

O Giro de Esportes faz parte do Jornal das Sete, que rola de segunda a sexta, a partir das 18h40, na rádio Morena FM de Itabuna/BA. Ouça ao vivo em www.morenafm.com

17:02  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm