Flisba 22 homenageia dois professores
Ilhéus recebe o terceiro Festival Literário Sul Bahia, o FLISBA, do dia 17 a 19 de novembro, pela primeira vez de forma presencial, já que ele começou durante a pandemia. Mesmo assim, as sessões serão transmitidas pelos canais do Flisba na internet.
Neste ano o tema é "Resistência Cultural - Literatura, Educação e Liberdade", reunindo escritores de diversas linguagens artísticas para refletir sobre a literatura e sua conexão com a educação e a liberdade. A programação envolve mesas, conversas, saraus, música e oficinas.
Também tem o Slam Sul – Bahia Magnus Vieira, uma competição de poesia falada que vai impressionar quem comparecer. O evento deste ano faz duas homenagens, aos professores Tica Simões e Apolônio Brito, que marcam sua tragetória por uma forte atuação na educação na Bahia.
Apolônio nasceu em 1919 num remanescente de quilombo. Em pleno século XX, foi escravo por um ano em troca do enxoval de casamento de sua irmã, segundo o professor Samuel Mattos no livro “Apolônio, o multiplicador”. De lá para cá se tornou um referencial no sul da Bahia.
A professora Tica Simões consolidou uma carreira de ensaísta e docente na antiga Fespi, atual Uesc, onde colaborou para as pesquisas nas áreas da cultura e turismo, desenvolvendo inúmeras ações nessas áreas. Ela acabou de ser eleita para a Academia de Letras de Ilhéus e integra a de Itabuna desde a fundação.
As mesas e conversas contarão com Aleilton Fonseca, Maria da Luz Leite, Marcus Vinicius Rodrigues, Marcos Luedy, Rita Santana, Efson Lima, Katiana Rigaud (Clube de Lu), Valdeique Oliveira (Café com poema), Lia Sena (Mulherio das Letras – Bahia) e Clarissa Melo.
Mais o renomado Ramayana Vargens, Ruy Póvoas, Ana Lúcia Santos, Daniel (Ladrão de Livros), Alex Simões, Pawlo Cidade, Silmara Oliveira, Geraldo Magela, Adroaldo Almeida, Gabriel Nascimento, Mestra Janete Lainha, Jailton Alves, André Rosa, Luh Oliveira, Indy Ribeiro, Fabrício Brandão e Dan Gomez.
No primeiro dia, além das mesas e conversas, haverá uma concentração cultural na frente do Teatro Municipal de Ilhéus, marcando a abertura oficial, mais apresentações circenses e de grupos culturais da região. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
Algumas editoras vão promover exposições e venda de livros, além de lançamentos literários durante o Flisba que, para Luh Oliveira, uma das organizadoras, “vem imprimir sua marca nas ruas de Ilhéus e traz para a nossa cidade uma rica contribuição com o tema, derramando mais literatura, mais arte, mais debates sobre a cultura".
O Flisba é uma realização de professores, estudantes, escritores e gestores culturais do sul da Bahia e conta com o apoio das Academias de Letras de Ilhéus, Canavieiras, Itabuna e Grapiúna. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail festivalliterariosulbahia@gmail.com e pelas redes sociais @flisba
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
