Especialistas debatem os alagamentos

A Câmara de Itabuna recebeu especialistas de três universidades públicas para discutir os alagamentos na cidade. Eles destacaram a importância do planejamento contra os efitos da chuvas nas ruas. Segundo o presidente Erasmo Ávila, "as sugestões vão embasar os vereadores na apreciação de matérias orçamentárias".

Os técnicos relacionam os problemas com a urbanização desordenada de Itabuna. E frisaram a necessidade de atualizar o Plano Diretor, a educação ambiental e o descarte de resíduos como geladeiras, sofás e pneus, que são jogados pelos moradores dentro dos canais de macrodrenagem.

O pesquisador da Uesc Omar Costa sugeriu a regularização fundiária das áreas de risco, enquanto o doutor em desenvolvimento regional José Wildes, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, ressaltou a previsibilidade das chuvas em Itabuna entre fevereiro e outubro, com dados de 80 anos.

O professor da Universidade Federal do Sul da Bahia Narcísio Cabral propôs aumentar a capacidade de escoamento das águas pluviais, substituindo tubulações e ampliando os canais. A quase totalidade da rede do centro da cidade foi instalada no século passado e usa uma encanação estreita.

Os representantes da Prefeitura dizem que o governo monitora áreas alagáveis, recolhe resíduos sólidos em domicílio e desobstrui os canais. Ela reconhece que o sistema de microdrenagem precisa de reformas e está buscando financiamento internacional para obras de drenagem urbana.

19:47  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm