Conta de água subirá 10% em Itabuna

A água de Itabuna, que já não é barata, vai ficar mais cara a partir de janeiro. O aumento, de quase 10%, 9,95%, foi autorizado pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Itabuna. Esse aumento também incide sobre a taxa de esgoto, que é calculada como percentual do gasto de água.

A agência diz que o reajuste ficou abaixo da inflação do período medida pelo INPC, que foi de 11,9%. O diretor financeiro da Emasa, Ronaldo Simas, acrescenta que houve aumento de custos em maio, após um acordo coletivo com os funcionários, que tiveram o salário aumentado em 12,67%.

Ele apontou ainda a bandeira vermelha na conta de energia entre o ano passado e maio de 2022. Segundo o diretor, o acréscimo acumulado somou 21,13%. Ronaldo lembra que a empresa fez muitos investimentos neste período, de mais de R$ 17 milhões através do projeto Mais Água Para a Cidade.

Mais R$ 8 milhões serão investidos numa segunda etapa do projeto, afirma. Porém esta verba vem do governo federal e não onerou os cofres da Emasa. Ronaldo conta que o projeto vai solucionar o abastecimento intermitente enfrentado em vários bairros de Itabuna.

"Os consumidores terão o fornecimento de água ininterruptamente, sem o sistema de manobras. Além disso, os decantadores da Estação de Tratamento de Água (ETA) estão sendo substituídos por um sistema mais moderno, o que atesta o compromisso da Emasa em relação à qualidade da água fornecida em nossa cidade”, conclui.

18:53  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm