Chuva traz fantasma da enchente de volta

As chuvas das últimas semanas trouxe de volta o fantasma da enchente de dezembro de 2021, ainda muito presente entre os itabunenses. Quem mora perto do Rio Cachoeira passou a dormir apreensivo com a subida do nível, com as águas já perto da pista da ponte do Marabá.

Na Vila Cachoeira, muito afetada no ano passado, o rio está perto das casas e a previsão é de mais chuva até sexta. Segundo a Defesa Civil, o volume deve ultrapassar 20 milímetros e, neste domingo, o nível do Cachoeira  subiu 6 metros, alimentado pela chuva que caiu nos municípios acima de Itabuna, como Itaju e Itororó.

O coordenador da Defesa Civil, Kaique Brito, acompanha diariamente os índices de chuva pelos dados do Instituto Nacional de Meteorologia e do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais. Nas últimas 24 horas, no entanto, o volume até foi menor, de 10 milímetros.

Kaique explica que há dois dias a Defesa emite alertas para as famílias que vivem às margens do Rio Cachoeira e seus afluentes. Ele sofre influência das chuvas que caem na região de Itororó e Dario Meira, onde caiu cerca de 30 milímetros nas últimas 24 horas, e do planalto de Vitória da Conquista, que teve 79 milímetros.

A Defesa Civil identificou que Itabuna tem 32 áreas de risco, que até o momento não registraram ocorrências por causa da chuva. No domingo, ela recebeu 12 chamados para o 199 sobre inundações nos canais, entre eles os da Vila Anália e do Novo Jaçanã, alagamentos e um para vistoriar um muro no Jaçanã.

Fora de Itabuna, as chuvas já causaram algum prejuízo em cidades como Ibicaraí e Floresta Azul, afetadas pelo aumento no nível do Rio Salgado, que forçou algumas famílias a sair de casa às pressas, além de alagar o recém-inaugurado Colégio Estadual de Tempo Integral Fred Gedeon.

Em Pau Brasil, locais como Rua da Jega, Praça do Nogueirão, Beira Rio, Baias e Leocádio Santana sofreram alagamentos e mujita gente teve que deixar sua casa e procurar abrigo. Lojas e empresas correram para colocar as mercadorias em lugares mais altos.

Ilhéus teve deslizamentos de terra em Palmares e Olivença, com a queda de uma árvore sobre duas casas. O volume de chuva na cidade foi o esperado para novembro. Se espera 60mm nesta terça, 40mm na quarta e 9mm na quinta, zerando na sexta, segundo o Inmet.

18:28  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm