Censo denuncia dificuldade em Ilhéus

Ilhéus reclama dos dados dos dois últimos Censos, alegando que a população detectada pelo IBGE é muito menor que a real. Mas não está sendo fácil para os entrevistadores cumprir seu trabalho na cidade. Eles foram à Câmara para expor estes problemas aos vereadores.

Eles também apresentaram dados parciais do Censo demográfico. Segundo o coordenador do IBGE Ledson Freire, os recenseadores têm dificuldade em ir a certos distritos, por falta ou deficiência de transporte, a quantidade de casas fechadas, as restrições de segurança e a recusa de muitos moradores.

Ledson deu como exemplo o acesso a condomínios, com muitos proibindo a entrada. Ele lembrou que Ilhéus acumula projeções populacionais decrescentes, que afetam, por exemplo, o valor repassado pelo Fundo de Participação dos Municípios.

“Faltam 9 dias para o fim do Censo 2022 e até o momento foram recenseadas apenas 141.350 pessoas. Diante desse dado, é necessário que a gestão dê maior suporte logístico aos recenseadores, disponibilizando transporte, segurança, inclusive mobilizando agentes comunitários para convencer a população a responder", diz Augustão.

“Se a população insistir em não atender e responder ou oferecer insegurança aos recenseadores, quem vai perder é a cidade de Ilhéus, porque existe um princípio na lei que se chama princípio da anualidade. Os dados do censo sobre o total de habitantes é base para se chegar ao número de uma cota que compõe o FPM".

"Se Ilhéus permanecer com 141 mil habitantes, conforme apresentado previamente pelo IBGE, menor que os 159 mil aferidos anos atrás, o decréscimo do orçamento da cidade será grande e vai bater direto na casa das pessoas que não quiseram responder ao questionário”, diz o vereador.

A Prefeitura de Ilhéus prometeu prestar o auxílio necessário, conforme acordado em reunião convocada pelo vice-prefeito Bebeto Galvão. Na ocasião, foi montada uma força-tarefa, para apoiar na infraestrutura e instalação dos postos de coleta, bem como no deslocamento das equipes.

Em Ilhéus, o Censo Demográfico 2022 pretende visitar aproximadamente 90 mil domicílios. O questionário é simples e leva poucos minutos para ser respondido. Os dados servem de base para o Governo Federal e Estadual na destinação de verbas para Saúde, Educação, Assistência Social e Segurança pública, entre outras áreas.

19:44  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm