Campanha mundial aborda venda online
Segurança em primeiro lugar, é o nome da campanha global que reúne 21 países, incluindo o Brasil, coordenada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A campanha visa orientar os consumidores para que possam fazer escolhas seguras no momento de suas compras de Natal pela internet.
No Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), com o apoio do Inmetro, fará todo o trabalho de orientação e fiscalização de produtos vendidos online. A campanha se baseia em uma análise de 2021, que identificou venda de produtos irregulares e não adequados ao comércio, sobretudo em marketplaces.
De acordo com a Senacon, o resultado da varredura feita no Brasil acendeu um sinal de alerta, pois brinquedos banidos por oferecer riscos permaneciam sendo vendidos. De 2017 a 2019, brinquedos e jogos estavam entre os três principais grupos de produtos recolhidos em todo o mundo.
No caso dos brinquedos, o consumidor deve verificar a faixa etária apropriada para a idade da criança e a certificação. Em relação aos eletrodomésticos devem ser verificado o selo de segurança, que está em 183 tipos de eletrodomésticos, atestando que foram avaliados quanto à segurança.
Mais a etiqueta de eficiência energética, informando sobre a eficiência e o consumo de energia em produtos como geladeiras e televisores. E ainda o selo ruído, para aparelhos que fazem mais barulho (liquidificadores e secadores, por exemplo), informando a potência sonora em decibéis, classificando de 1 a 5. Com Abr
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
