Câmara tem risco sério na estrutura

Apesar de passar por reformas feitas por todos os últimos presidentes, o prédio que abriga a Câmara de Itabuna e a Biblioteca Municipal está com risco de acidentes e precisa de mais uma reforma, urgente, desta vez na estrutura, ignorada nas anteriores e também abalada pela enchente de dezembro.

A reforma atende a laudos da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, que atestam a necessidade de reparos urgentes, segundo o engenheiro Mallory Sena. Um dos locais com problemas é a rampa de acesso principal, que está com ferragens expostas e com oxidação avançada.

Na parte interna, o laudo aponta alvenaria com rachaduras e a da biblioteca com risco iminente de desabar. O prédio também está cheio de rachaduras, bolor e mofo, revela o engenheiro. Ele acrescenta ainda a necessidade de consertar o telhado, tomado de infiltrações e rachaduras.

As salas interditadas pelos Bombeiros tem como recomendação a demolição e construção de nova estrutura. Segundo o presidente Erasmo Ávila, a reforma será feita com a economia feita no duodécimo da Câmara e a licitação será julgada no dia 21, com custo de R$ 3,3 milhões.

O parecer técnico pediu a interdição de algumas salas. A Defesa Civil deu prazo de 30 dias para o cumprimento das exigências. Em abril, quatro meses após a enchente, a Câmara encomendou uma avaliação estrutural à empresa EPK Engenharia.

Na época, foram vistoriados pilares, vigas, lajes, fundações, bem como o terreno. A análise técnica identificou a movimentação irregular de pilares do prédio em relação à laje de cobertura. O laudo apontou a necessidade de reforços para manter a integridade da estrutura.

17:15  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm