Bienal do Livro terá caminhão-museu
Um caminhão-museu itinerante será atração da Bienal do Livro Bahia, de 10 a 15 de novembro. Ele ficará na área externa do Centro de Convenções Salvador e a visitação será por ordem de chegada. Intitulado “Itinerários da Independência”, o caminhão-museu foi desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O projeto fez parte da Comissão Especial Curadora do Bicentenário da Independência do Brasil, no Senado Federal. De forma criativa e estimulante, a ideia utiliza recursos expográficos, audiovisuais e bibliográficos para contar a história dos vários planos e conflitos políticos que existiram em torno da Independência do Brasil.
A exposição oferece diversas atividades interativas para que os visitantes possam conhecer mais sobre o próprio Brasil. Entre elas estão uma sala de cinema com projeções de vídeos curtos e videoanimações; uma sala de realidade virtual onde é possível ser fotografado participando de dois momentos históricos.
Mias uma biblioteca equipada com livros, HQs e oito computadores para escutar podcasts e acessar o site Itinerários Virtuais da Independência. Além disso, o caminhão-museu conta com onze painéis que reproduzem obras de grandes artistas brasileiros e estrangeiros, inclusive contemporâneos.
São imagens que remetem a eventos emblemáticos que ocorreram nas diferentes províncias do Brasil e, ainda, nas Américas – mas que tiveram repercussão significativa para o processo brasileiro de independência. Dois desses painéis são também “instagramáveis”, com personagens históricos marcantes.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
