Bienal do Livro faz sucesso na abertura

A Bienal do Livro da Bahia deu seu pontapé inicial nesta quinta-feira, no Centro de Convenções Salvador. A abertura contou com o prefeito Bruno Reis, o Secretário de Educação da Bahia Danilo Souza, além de outras autoridades e da equipe da GL events, responsável pela organização.

Para iniciar a solenidade, um grupo feminino baiano de poetry slam (“batida de poesia”, em português), o Slam das Minas, fez uma apresentação performática e dinâmica de declamação de poemas originais. O show agradou o prefeito, que considera a Bienal muito importante para estimular a leitura e resgatar o patrimônio literário.

Ele destaca também que “a Bienal do Livro Bahia está sendo a mais inclusiva, com uma série de inovações, se adequando à nova realidade que estamos vivendo. Estamos muito otimistas com a participação de importantes autores do mundo cultural e literário que vão interagir aqui com os visitantes”.

Após a abertura oficial, a Bienal do Livro Bahia começou a série de debates com a mesa “A Ciência Nossa de Cada Dia”, com os escritores Leda Cartum, Rafaela Lima, Sofia Nestrovski e Pedro Duart. Eles conversaram sobre o aquecimento global, novas superbactérias e dúvidas que pareciam extintas como, “a Terra é redonda?”.

Já à tarde, o painel “E Se Harry Potter Fosse Meu?”, com Babi Dewet, Adriel Bispo e João Mendes, tratou das experiências pessoais dos convidados acerca do personagem. Dewet disse que “eu conheci muitos amigos que são meus amigos até hoje por conta do Harry Potter, e sempre íamos fantasiados a todos os eventos”.

Ainda pela tarde, aconteceu o encontro com o escritor Gregório Duvivier e a escritora Lorena Ribeiro, no qual eles debateram a história das letras, dos versos e da literatura. “Aprendi que quando você restringe a sua criatividade você também liberta ela e cria novas possibilidades de expressão", afirmou Duvivier.

No Café Literário, outro encontro importante reuniu os leitores dos escritores Itamar Vieira Jr. e Carla Madeira, com mediação de Josélia Aguiar. Eles falaram sobre suas experiências literárias, descobertas da vocação e estímulos para criação de histórias.

Logo em seguida, na Arena Jovem, coube a Ivete Sangalo encerrar a programação, contando sobre sua maternidade. Ela pontuou como concilia o papel de mãe com a carreira artística e citou detalhes de cada momento vivido com seus filhos e das expectativas criadas nesse momento impactante na vida dela.

“Meus filhos são uma prioridade consciente de entrega, de conhecer, ouvir e ser ouvido e que envolve uma sabedoria ancestral, além da empatia que conseguimos entender com exercício”, explica Ivete.

Tatiana Zaccaro, diretora da GL events, ressalta a motivação e alegria de participar do evento literário. “Esse momento é uma motivação para toda a equipe, desde o grupo de curadores até os nossos parceiros, já que teremos uma programação muito democrática e com recorde de autores”.

17:07  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm