Beleza Negra volta no pós-pandemia

Uma tradição em Itabuna, o concurso Beleza Negra volta a ser presencial neste ano. O evento começou como Noite Afro, em 1987, realizada no extinto Bar Cultural Lugar Comum, no Jardim Primavera, pelo poeta e produtor artístico Walmir do Carmo.

"A ideia era reunir várias linguagens da cultura regional num mesmo lugar, num mesmo evento", conta Walmir. Com o passar do tempo, a Noite Afro passou a se chamar Projeto Beleza Negra, agrupando mais atividades, como Roda de Conversa e Caminhada Zumbi dos Palmares.

Outra atração, a Vigilia a Zumbi, era realizada no monumento doado a Itabuna em 1995, quando o Brasil celebrou os 300 anos de morte do ícone negro. Já o concurso Beleza Negra se manteve como o ponto alto da Semana da Consciência Negra na cidade.

Em 2021, passou para Movimento Beleza Negra Itabuna, depois de dois anos sem ser realizado. O último concurso foi em 2019, quando Fabiana Prates (foto) foi eleita. Neste ano ela passará a coroa e faixa para uma das 12 candidatas que concorrem ao título de 2022. Fabiana teve o mandato ampliado por conta da pandemia.

Neste ano o concurso integra o 2º Circuito da Cultura Afro de Itabuna, promovido pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, e será realizado no dia 27 de novembro, a partir das 17 horas, no Clube Usemi, tendo como ingresso dois quilos de alimentos não perecíveis.

18:37  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm