Bahia perde sua voz sem Gal Costa
Morreu hoje uma das maiores cantoras do Brasil, símbolo da música baiana e da MPB. Gal Costa estava com 77 anos e tinha passado por uma cirurgia para retirar um câncer, sem sucesso. Hoje pela manhã ela ainda tinha postado um vídeo cantando a música "Sorte" com Caetano Veloso e escrito “Meu amor, você me dá sorte”.
Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em Salvador estreou em 1964, ao lado de Caetano, Gil, Bethânia e Tom Zé no espetáculo Nós, Por Exemplo..., que inaugurou o Teatro Vila Velha. Mas seu primeiro disco foi no Rio de Janeiro, onde viveu a maior parte da carreira, no ano seguinte.
Daí em diante, ela apaixonou ops brasileiros e estrangeiros, sendo eleita a sétima maior voz da música brasileira pela revista Rolling Stone Brasil em 2012. A arte vem de berço, já que sua mãe, Mariah, ficava horas ouvindo música clássica para que a filha nascesse com alma musical.
A música tambéme steve em seu primeiro emprego, como balconista da principal loja de discos de Salvador na época, a Roni Discos. Mas o encontro que marcaria o resto de sua vida, com Caetano Veloso, aconteceu em 1963. Os dois tiveram uma das mais marcantes parcerias da música nacional.
No próximo domingo, a rádio Morena FM, de Itabuna/BA, faz um especial para lembrar os maiores sucessos da cantora, a partir das 19h. O deputado João Roma, que é músico, disse que foi "um dia triste para a MPB por nos despedimos de Gal Costa, uma das vozes mais marcantes do nosso país".
"Hoje o Brasil perdeu uma das maiores artistas de todos os tempos, a baiana Gal Costa. Com sua voz incomparável, Gal revolucionou a MPB e levou a cultura da Bahia para o mundo. Em 2014, quando era prefeito, Gal Costa participou do Festival Virada e fez um show inesquecível", afirmou ACM Neto.
O governador Rui Costa disse lamentar profundamente a morte de Gal Costa. "Com sua partida, perdemos uma das mais potentes vozes da nossa música, eternizada em interpretações que cantam a Bahia e o Brasil para todo o mundo. Está decretado luto oficial na Bahia por 3 dias".
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
