TSE já recebeu as provas da sabotagem

A denúncia feita pelo ministro Fábio Faria com o esquema que resultou em profundo desequilíbrio de forças na campanha eleitoral presidencial neste 2º turno está acompanhada de, literalmente, milhares de páginas e um detalhado relatório da empresa Audiency.

Mesmo assim, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes (foto), não só rejeitou a denúncia como mandou investigar a equipe de Bolsonaro por "possível tentativa" de tumultuar as eleições. A recusa em investigar o maior escândalo eleitoral da história coloca em dúvida a lisura da eleição.

Nos documentos, a empresa de auditoria lista não apenas quantas rádios burlaram a regra que prevê exposição igualitária a ambos os candidatos, como expõe o quão falho é o controle do TSE. No Nordeste, por exemplo, a Audiency verificou 1.122 emissoras e apenas 37 (3,3%) cumpriram a legislação eleitoral entre 7 e 14 de outubro.

A campanha do presidente Jair Bolsonaro teve mais inserções em 94 (8,38%) das emissoras e a campanha de Lula foi favorecida em 991 (88,32%) rádios pelo Nordeste. A mesma situação se repetiu no Norte, com 289 emissoras monitoradas e apenas 9 (3,11%) cumprindo a legislação, 254 (87,89%) favorecendo Lula.

“Temos provas irrefutáveis da manipulação das inserções. O TSE quer dar por encerrado e excluído demitindo esse servidor. Ele já prestou depoimento nesta madrugada para a Polícia Federal. Vai mais além. Vai no PT. E temos também, quase que certeza, na ponta da linha eles manipularam juntos. Isso é gravíssimo, isso é fraude. Isso interfere no resultado de eleições", diz Bolsonaro.

A campanha do presidente da República e candidato à reeleição Jair Bolsonaro entregou na noite de terça-feira, ao TSE as provas, robustas, de que houve irregularidades na veiculação de inserções de propagandas eleitorais em rádios. Nelas, fica evidente a desigualdade na propaganda eleitoral.

As planilhas mostram que a Rádio Clube FM de Santo Antonio de Jesus, por exemplo, no dia 12 de outubro veiculou 40 inserções do PT e 20 de Bolsonaro, quando o normal são 25 para cada um. A rádio Povo FM, de Feira de Santana, tocou 55 de Lula e 21 de Bolsonaro.

A denúncia foi feita na segunda-feira e o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, deu prazo de 24 horas para que a equipe de Bolsonaro apresentasse provas. Já foi atendido. Os advogados pediram a imediata suspensão da propaganda de rádio de Lula, em todo o território nacional.

O aditamento da ação tem 35 páginas e traz, de acordo com os advogados da campanha, “fatos e indícios amostrais referentes à substancial desproporção de inserções em rádio entre as candidaturas presidenciais, no segundo turno, nas Regiões Norte e Nordeste, entre os dias 7 e 14 de outubro”.

A auditoria foi feita pela empresa Audiency Brasil Tecnologia. “Trata-se de empresa devidamente contratada pela campanha, com observância rigorosa de todos os requisitos legais envolvidos e plenamente habilitada para a análise técnica levada a efeito, que possui, no seu objeto social, que acompanha a presente petição”.

“Para que se aquilate a gravidade da irregularidade noticiada, a título exemplificativo, pôde-se comprovar, em pequena amostragem de oito rádios (nominalmente referidas), em apenas uma semana, significativa discrepância de 730 inserções em desfavor da campanha do candidato peticionário”, afirma a defesa de Bolsonaro.

“Como visto, a empresa detalha, com objetividade, a metodologia utilizada para a realização do estudo técnico apresentado, que, com a mais respeitosa vênia, se apresenta sério, robusto e capaz de lastrear, com segurança e cientificidade, uma decisão da Corte acerca do pedido apresentado”, afirma a ação.

A Audiency é especializada nesse tipo de análise e forneceu não apenas a quantidade das emissoras, mas os nomes, as cidades e as frequências em que funcionam e os horários, até os segundos, em que as propagandas foram exibidas em cada uma delas.

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