Sul da Bahia está em alerta de chuvas
Itabuna teve um volume de 20 milímetros de chuva entre domingo e a manhã desta segunda-feira. Foi o suficiente para alagar a Avenida do Cinquentenário, a Aziz Maron e outros pontos da cidade. Filmagens feitas por moradores mostram a situação no comércio local.
Apesar do susto, o sistema de drenagem funcionou bem e, em cerca de 20 minutos depois do auge da chuva, as águas já tinham baixado. Os alagamentos atingiram a Cinquentenário, Jardim do Ó, Praça Camacan, avenidas Amélia Amado, Itajuípe, Aziz Maron, Mário Padre, Juca Leão e Ilhéus, além da Rua Senhor do Bonfim, no Fátima.
A Defesa Civil informou que a cidade está em Alerta Laranja, ou seja, com um risco moderado de inundações, que se caracteriza por chuvas entre 30mm e 60mm. Por volta das 10 horas, o INMET publicou aviso de que as chuvas podem chegar a 100 mm em um dia.
O instituto alerta para o risco de alagamento, deslizamento de encostas e transbordamento de rios nas cidades com este nível de chuva. A recomendação é que as pessoas evitem ir às ruas e prestem atenção a encostas e barrancos. Quem está de carro não deve tentar atravessar áreas alagadas.
Se a água entrar na casa, o ideal é desligar imediatamente o quadro geral de energia e avisar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. Segundo o diretor da Defesa Civil de Itabuna, Kaíque Brito, a previsão é de chuvas fortes até quinta-feira.
Ele disse que na noite de domingo, mesmo com a forte chuva, houve apenas um chamado para o 199, referente a uma marquise que ficou com infiltrações, no bairro Califórnia. A estrutura estava com goteiras e alguns pedaços chegaram a cair. Mas a marquise já estava deteriorada antes da chuva.
Kaique explica que já choveram 17 milímetros no sul da Bahia, com destaque para Itabuna. No entanto, esta chuva não está associada a enchentes, porque é normal nesta época do ano. A Defesa Civil monitora 32 áreas sob risco de deslizamento e o volume da chuva.
Ilhéus também teve alagamentos em alguns pontos do centro e está em alerta, monitorando a situação. A união de ventos, muitas nuvens e uma frente fria colaboram para a previsão de temporais. A chuva deve chegar forte, acompanhada de raios, trovoadas e rajadas de vento que podem atingir 70km/h.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
