PRF flagra 2 mil guaiamuns em Pálio

A Polícia Rodoviária Federal se impressionou com o que encontrou durante uma fiscalização no km 720 da BR-101, em Eunápolis, na segunda-feira. Ao parar um Fiat Pálio com um reboque acoplado, descobriu mais de 2 mil caranguejos amontoados, em péssimas condições sanitárias.

A carga era transportada sem nota fiscal e sem Guia de Trânsito de Animal (GTA), não tinha refrigeração e entre as espécies capturadas havia fêmeas, cuja pesca é proibida por lei. O motorista confessou aos PRFs que capturou os guaiamuns em um manguezal de Macaé/RJ.

Ele contou que venderia os caranguejos em bares e restaurantes de Aracaju/SE, para onde estava indo. A PRF levou todos os ocupantes do carro para a Delegacia da Polícia Civil, onde foram indiciados por "pescar, comercializar ou transportar pescado proveniente de pesca proibida".

A PRF também acionou o IBAMA, que ficou responsável pelas notificações e a destinação do pescado. Vale destacar que, em certas épocas do ano, os caranguejos saem das tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos. Neste período é que se dá a reposição dos caranguejos na natureza.

17:41  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm