Neto recriará EBDA, extinta pelo PT
O candidato a governador ACM Neto garantiu que vai recriar a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrário, a EBDA, que foi extinta pelo PT quando Jerônimo Rodrigues era secretário de Desenvolvimento Rural. A falta da empresa deixou milhares de agricultores familiares sem assistência técnica.
Também acabou com as pesquisas de novas tecnologias para a agropecuária baiana. Na época, o jornal A Região fez uma matéria mostrando as consequências para o setor agrícola no estado, até hoje o que menos gera empregos na Bahia. A maior parte da imprensa, submissa ao estado, se calou.
A extinção da EBDA aconteceu em 24 de setembro de 2016, com a assinatura do então secretário Jerônimo Rodrigues. O programa eleitoral de ACM Neto trouxe o depoimentos de vários agricultores que foram prejudicados pelo fim da empresa pública, que tinha 50 anos de atividade.
A EBDA atendia 316 mil agricultores familiares. O fim da empresa levou ao desligamento de quase 1.200 técnicos e pesquisadores com atuação nos 417 municípios e seus biomas. Os equipamentos estão abandonados desde 2015, em terrenos baldios. As sedes da empresa fechadas, sem manutenção, sob o risco de desabar.
“Eu, sendo eleito, assumo aqui o compromisso de recriar a EBDA. Vamos trazer de volta a empresa pública que apoiava o agricultor. Vamos restabelecer o suporte técnico. Vamos pegar o técnico e colocá-lo no interior, na zona rural, para que ele ensine, principalmente agregando isso às novas tecnologias", afirmou.
"Assim, a gente pode ampliar a produção da agricultura familiar e, sobretudo, assegurar que você, pequeno produtor, tenha condições de vender mais. Essa é a forma da gente incluir milhões de pessoas na economia ativa da Bahia, tirando baianos da pobreza e da miséria. Oferecendo a essas pessoas oportunidade de vida”.
ACM Neto também provocou seu adversário, Jerônimo Rodrigues (PT), e disse que o petista tem medo de encarar o embate direto com ele. Em post nas redes sociais, Neto lembra que faltam quatro dias para o debate da TV Aratu, mas até agora Jerônimo não confirmou presença.
"Segundo turno, apenas 2 candidatos. Hora de ficarmos frente a frente para os eleitores avaliarem quem está pronto para enfrentar os problemas do estado. Só que até agora o candidato Jerônimo não confirmou presença. Quem tem medo de enfrentar um embate direto com o seu adversário está preparado para governar a Bahia?".
"Nós não estamos aqui apenas para tirar um grupo que governa a Bahia há 16 anos. Nós estamos aqui para fazer história, estamos aqui para mudar a Bahia de verdade. Nós estamos aqui pelo futuro do nosso estado, pelo futuro do nosso povo”, diz o candidato a governador.
No primeiro turno, Jerônimo chegou a chamar ACM Neto para um debate entre os dois. O ex-prefeito aceitou e pediu para o petista marcar data, local e horário, mas Jerônimo não topou o desafio proposto por ele mesmo. Agora, no segundo turno, ainda não confirmou presença nos debates.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
