Marinha coleta óleo de praia ilheense

Um grupo de representantes da Prefeitura de Ilhéus, Marinha, Exército, Bombeiros, órgãos ambientais, de segurança e de saúde se reuniu para definir uma estratégia em relação à volta das manchas de óleo às praias do município, como aconteceu em 2019.

Desde o final do mês de setembro, a Prefeitura vem monitorando e recolhendo fragmentos em vários trechos do litoral. Ela agora vai aumentar o trabalho com cerca de 150 pessoas a partir desta quinta-feira. Elas vão ajudar a recolher, transportar e guardar de forma segura os pedaços de petróleo.

As equipes são compostas por servidores da Defesa Civil, salva-vidas, guardas municipais, bombeiros, soldados do Exército e fuzileiros da Marinha. É importante que a população evite o contato direto com o material, que só deve ser manuseado usando equipamentos de proteção.

O secretário de Meio Ambiente, Diego Messias, explica que ainda não se sabe a origem do óleo, que está aparecendo em todo o litoral do Nordeste e pode ser extremamente tóxico. O material está sendo armazenado temporariamente na área da Concha Acústica.

O Conselho Municipal do Meio Ambiente ainda vai definir o local adequado para o descarte dos fragmentos recolhidos. Enquanto isso as equipes fazem a limpeza diária das praias. Caso voce encontre uma mancha de óleo, pode avisar a Prefeitura pelo fone (73) 98899-4570, que também é WhatsApp.

O Município aguarda o resultado da análise realizada no laboratório da Marinha, no Rio de Janeiro, para saber a origem do óleo. As equipes de limpeza trabalham uniformizadas com todos os EPIs adequados, além de utilizar vassouras metálicas, pás e peneiras.

22:03  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm