Mapa descarta "vaca louca" na Bahia

O Ministério da Agricultura descartou a hipótese de uma "encefalopatia espongiforme bovina" ter causado a morte de duas pessoas na Bahia, como anunciado pela Sesab. A doença, também conhecida como “da vaca louca”, virou notícia após um surto de provocou centenas de mortes no Reino Unido nos anos 90.

O Mapa diz que as mortes na Bahia não têm relação com a doença. A informação apareceu depois que dois pacientes morreram de doença de Creutzfeldt-Jakob, que geralmente é causada pelo virus da vaca louca, mas não neste caso. O ministério reforça que o consumo de carne é seguro no Brasil.

Duas pessoas morreram em Salvador e três estão infectadas, de acordo com Secretaria da Saúde da Bahia, com a doença de Creutzfeldt-Jakob. Ela é degenerativa, causa desordem cerebral, perda de memória e tremores. Evolui rapidamente e leva à morte do paciente.

A doença da "vaca louca” é outra doença degenerativa rara, mas ligada ao consumo de carne e subprodutos de bovinos contaminados com a encefalite bovina. A confusão acontece porque ela é uma variante da DCJ, que em geral é hereditária em até 15% dos casos.

A doença ocorre por uma mutação no gene que codifica a produção da proteína priônica. O tipo esporádico é a maioria dos casos diagnosticados, afetando geralmente pessoas entre 55 a 70 anos, com prevalência nas mulheres. A doença não é transsível. Abr

19:31  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm