Lula teve 154 mil propagandas a mais
O ministro das Comunicações, Fábio Faria (foto), afirmou que uma auditoria nas propagandas políticas apresentadas no rádio identificou que a campanha do petista Lula teve 154 mil inserções a mais do que a do presidente Jair Bolsonaro durante o segundo turno, quando deveriam ser iguais.
Faria disse que entregou os dados ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, e que a situação é uma grave violação do sistema eleitoral. Segundo o ministro, apenas no Nordeste foram cerca de 30 mil inserções a menos para Bolsonaro nas duas semanas analisadas.
O lugar com mais sabotagem foi a Bahia. Só na primeira semana foram mais de 7 mil inserções a mais para o candidato do PT, afirma Faria, que exige igualdade de condições na disputa eleitoral, como determina a lei. Uma razão pode ser a maneira como o material é distribuído.
O CEO da Morena FM, de Itabuna, conta que não só os mapas de inserções como os comerciais ficam disponíveis no site do TSE. "A maioria dos candidatos a presidente não enviou o material para as rádios, mas bastava acessar o TSE e baixar, como fizemos desde o primeiro dia. Rádios ligadas ao PT podem só ter baixado o de Lula", explica.
Faria informou que esses dados dizem respeito apenas às duas semanas do segundo turno e que os dados do 1º turno estão sendo levantados pelas empresas de auditoria, mas os primeiros sete dias constam em ação já movida pela campanha de Bolsonaro junto ao TSE.
“Não sei se dá tempo para que sejam restabelecidas todas essas horas, tem que fazer uma conta, mas que seja feito rápido isso. O TSE vai agora fazer a sua própria checagem”, explicou. O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, que já ordenou8 censura baseado apenas em notas de jornal, exige "provas" de Farias.
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