Lula é eleito "presidente do Nordeste"

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva venceu a eleição mais apertada da história, por apenas 2.139.503 votos. Mas sua vitória ficou restrita ao Nordeste e parte do Norte, no Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

Minas Gerais foi a exceção, onde saiu vitorioso por uma quantidade irrisória de 49 mil votos, ou 0,4%. Seu partido, o PT só fez quatro governadores, na Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí. A bancada de senadores, deputados federais e estaduais petista também foi reduzida nesta eleição.

O presidente Jair Bolsonaro venceu a eleição no Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. Ele fez a maior quantidade de governadores, senadores e deputados. Mas, para presidente, o eleitor elegeu Lula.

É a primeira vez em que um presidente perde a reeleição e a primeira em que um condenado por corrupção na presidência volta ao cargo onde cometeu o crime por vontade da população. No terceiro mandato Lula vai nomear mais dois ministros do STF, onde já conta com a maioria, que o tirou da prisão.

15:51  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm