Lavagem do Beco agora é patrimônio

Se antes marcava o início dos festejos carnavalescos de Itabuna sem controvérsias sobre sua criação, a partir de agora a tradicional Lavagem do Beco do Fuxico passa à imortalidade. Por meio da sanção à Lei Municipal nº 2.606, o prefeito Augusto Castro confirma projeto da vereadora Wilmacy Oliveira.

A Lavagem do Beco do Fuxico fica declarada patrimônio histórico e cultural, de natureza imaterial do Município de Itabuna, devendo ser registrado, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – FICC, em livro próprio. As despesas decorrentes da execução desta Lei ocorrerão por conta de dotações orçamentarias próprias.

O empresário e carnavalesco Nérope Martinelli escreveu artigo em que relatou que, no início da década de 1980, o despachante e ex-jogador de futebol Abelardo Moreira, Bel, no seu escritório na Travessa Adolfo Leite (Beco do Fuxico), recebeu a visita do amigo engenheiro Roberto Carlos Godygrover Bezerra (Malaca), morador de Salvador.

Ele contou sobre a lavagem do Beco Maria da Paz, o que evoluiu para a criação da Lavagem do Beco do Fuxico. Reduto da boemia itabunense, a Adolfo Leite concentra o ABC da Noite, do lendário Caboclo Alencar, e outros bares que, ao meio-dia e nos finais de tarde, se enchem de clientes para o papo, a cervejinha, a batida.

Na primeira Lavagem, com direito ao fechamento do Beco, vassouras, carros-pipa e cal para pichamento do pisos da travessa, foram decisivas as contribuições dos ex-secretários municipais de Esportes e Turismo, Fernando Teixeira Barreto; e de Administração, Cláudio Macedo,

Martinelli conta que um encontro no bar do Batuta reuniu Cambão, Dudu, Giru, Pinguim, Peru pintor, Claudir, Manoel Estia, Alemão, Geraldo Caçolinha (bloco Maria Rosa), Nilton Ramos (Jega Preta) e ele próprio, ambos do bloco carnavalesco Casados I…Responsáveis.

“A primeira rodada de cerveja foi paga por Nelito Carvalho e Caboclo Alencar que, além do apoio à ideia, contribuiu com um litro de batida”, conta. Daí em diante, a Lavagem virou tradição, abrindo o carnaval de Itabuna e até o substituindo em um ano sem o festejo.

22:04  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm