Jefferson ficou famoso com mensalão do PT

Preso por crime de opinião por ordem do TSE, o ex-deputado Roberto Jefferson foi manchete em todos os sites de notícias, mas sua fama vem de outros tempos, quando fazia parte e era parceiro prioritário do então presidente Lula, que mais tarde passaria dois anos preso por corrupção. Na foto, à esquerda, ao lado de Lul.a e José Dirceu.

Jefferson participava do esquema que gerou um dos maiores escândalos do governo Lula, do PT, o Mensalão. Um dia, ele cansou da fraude e denunciou tudo à imprensa e à Polícia Federal, dando detalhes do funcionamento. O governo Lula comprava os votos dos deputados pagando uma mesada de R$ 30 mil desde sua posse.

A denúncia, em 2005, levou à prisão de vários políticos e operadores do esquema. O próprio Jefferson foi condenado e preso, mas teve redução da pena por colaborar com a Justiça. Os colegas nunca o perdoaram e cassaram seu mandato em 2005.

O dinheiro para pagar a propina era desviado pelo PT do orçamento de publicidade das empresas estatais, que eram canalizados através da agência de publicidade de Marcos Valério, operador do esquema e o único a continuar na cadeia. Valério confessou o esquema e também deu informações sobre outros crimes.

Valério afirmou que o PT tem uma ligação com o PCC, uma das maiores facções criminosas do país e que isso resultou no assassinato do prefeito de Santo André Celso Daniel. O PT extorquia as empresas de ônibus e lavava o dinheiro do PCC. O saldo era enviado para a cúpula nacional do PT, na época comandado por José Dirceu.

Segundo Valério, Celso Daniel montou um dossiê e ia denunciar o esquema, por isso foi morto. Um dos investigados no crime pediu dinheiro ao PT para não revelar a ligação do partido com o assassinato, diz o publicitário. Durante o julgamento, 11 testemunhas foram executadas, esvaziando o caso.

18:45  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm