Horário eleitoral volta nesta sexta-feira

Os dois candidatos a presidente da República e os dois a governador da Bahia que disputam o segundo turno das eleições voltam a fazer propaganda obrigatória no rádio e na tv a partir desta sexta-feira. Gratuita para os candidatos, ela é bancada pelas emissoras, que perdem espaços publicitários e renda.

No rádio, a propaganda para presidente vai ao ar de 7h às 7h10 e de 12h às 12h10. Em seguida vem a dos candidatos a governador, com mais 10 minutos em cada horário. O primeiro a se apresentar será o ex-presidiário Luiz Inácio, depois o presidente Bolsonaro. As posições são alternadas nos outros dias.

Na tevê, o horário eleitoral será das 13h às 13h20 e das 20h30 às 20h50. Além de cinco minutos em cada programa eleitoral, os candidatos têm direito a 50 comerciais avulsos na programação, de segunda-feira a domingo. Já o programa é de segunda a sexta. A propaganda será veiculada até o dia 28 de outubro, dois dias antes da votação, em 30 de outubro.

Em cada eleição as rádios perdem espaço equivalente a 11.880 comerciais avulsos. Além disso, precisam destacar um funcionário para fazer a distribuição dos comerciais a cada dia, seguindo regras complexas da Justiça Eleitoral. Na teoria, podem abater parte da perda no imposto de renda.]

"Porém, no interior praticamente nenhuma emissora tem imposto a pagar suficiente para o abatimento. O horário eleitoral só é gratuito mesmo para os políticos," resume Marcel Leal, CEO da Morena FM, de Itabuna/BA.

19:32  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm