HB de Itabuna treina equipes de UTI

O Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) e a Equipe de Fisioterapia do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), promoveram a capacitação “Protocolo de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica e Aspiração”. O treinamento foi voltado para enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem.

Esta equipe, que atua nas UTIs, recebeu conteúdo teórico e prático da coordenadora do NEPS no HBLEM, Fabiana Souza e de Bruno Petrucelli, coordenador geral da fisioterapia das UTIs. O objetivo foi garantir boas práticas a fim de evitar as ocorrências e diminuir os índices de infecção.

De acordo com Fabiana, a PAV corresponde à segunda infecção mais recorrente nas UTIs, sendo necessário instituir protocolos e medidas de prevenção. Outro dado destacado pela coordenadora é que a PAV gera de 9% a 40% dos gastos hospitalares, uma vez que há um aumento do tempo de permanência do paciente.

“Se a unidade hospitalar conseguir instituir protocolos e medidas preventivas, como a reabilitação da fisioterapia, aspiração do tubo de forma correta, entre outras intervenções, o tempo de permanência do paciente no tubo diminui, bem como a chance de ele desenvolver pneumonia”, explica.

Esse tipo de capacitação no HBLEM varia de acordo com o perfil epidemiológico dos agentes causadores da infecção. “Todo protocolo é feito com base nesses agentes. A gente verifica quais bactérias prevalecem em nossas UTIs, colhe as amostras e cria um cronograma para poder combatê-las".

A partir daí, os treinamentos são realizados conforme os indicadores dos índices de infecções do hospital, que são avaliados pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e informados ao NEPS e ao Núcleo de Segurança do Paciente (NSP).

17:13  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm