Escola de Itabuna terá captação de chuva

A Secretaria de Educação de Itabuna quer adotar o conceito de escolas "sustentáveis" na construção de novas unidades. Para isso, iniciou um projeto-piloto na reforma da Escola Municipal Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, que atende alunos do bairro Califórnia.

Segundo o secretário Josué Brandão Júnior, ela contará com o reaproveitamento de água da chuva, painéis fotovoltaicos para geração de energia solar, coleta seletiva e uso de telhas isotérmicas, que reduzem o calor interno e a necessidade de usar ar-condicionado.

Responsável pela concepção do projeto, a engenheira Amanda Alves destaca que o sistema hidráulico da escola passará por uma revisão geral, sendo obrigatória a implantação do reaproveitamento de água de chuva para os vasos sanitários e torneiras de jardim, além da captação para reservatórios apropriados.

Todo o paisagismo será refeito, acrescentada uma área na entrada e outra, com grama sintética, para recreação dos alunos. Amanda acrescenta que será construído um reservatório com capacidade para 10 mil litros, sendo 5 mil de água potável e 5 mil para captação de água da chuva.

“Toda a área interna da escola receberá forro de gesso acartonado e revestimento cerâmico no piso e paredes até 1,20 metros. Na parte externa, o revestimento cerâmico será total, ou seja, piso e paredes”, explica.

18:26  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm