Campanha aumentou doação de órgãos

O Hospital de Base de Luís Eduardo Magalhães fechou setembro com saldo positivo na Campanha Setembro Verde, promovida pelas Organizações de Procura de Órgãos Sul, em parceria com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante e Central Estadual de Transplantes.

A ação trabalhou o tema “Eu Apoio a Doação de Órgãos” e começou com uma blitz no primeiro dia do mês, com a entrega do lacinho verde, símbolo da campanha, pelos setores da unidade hospitalar. O objetivo foi conscientizar sobre a importância da doação de órgãos e incentivar os colaboradores a se tornar doadores.

No dia 15, o plantio de mudas de várias espécies da Mata Atlântica na área verde do hospital reuniu colaboradores, estudantes, famílias de pacientes, doadores e autoridades. O ato simbolizou o renascimento e a vida, a partir do “SIM” das famílias.

No decorrer do mês, a OPO Sul também fez palestras em locais como a Águia Branca, Uesc, UniFTC e Unidade Básicas de Saúde Dr. Roberto Santos. A campanha foi encerrada com a entrega de placas a colaboradores do HBLEM que apoiam as ações da OPO Sul.

“O saldo do evento foi mais do que positivo”, comentou Silvana Batista, enfermeira e coordenadora da OPO Sul no HBLEM. Houve um aumento de 25% na doação de órgãos em relação ao mesmo período do ano passado. “De janeiro deste ano até setembro, já foram realizadas 113 captações".

"Foram 28 de córneas, beneficiando 56 pacientes e oito doações de múltiplos órgãos (incluindo HBLEM, Calixto Midlej e Costa do Cacau), que beneficiaram cerca de 60 pacientes”, declarou. Atualmente, a fila de espera possui 1.582 pacientes para doação de rim, 56 para fígado, 1.157 para córneas e está zerada para coração.

0:43  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm